Braciola light

Gosto de reviver sabores da infância. Se tem uma coisa que não faltava no cardápio da minha família era a braciola (o bom e velho bife rolê ou de panela).  Hoje entendo porque era tão frequente em nossa mesa. Fácil de preparar, pode ser feito com carne não muito cara e cai bem com acompanhamentos que as crianças simplesmente adoram, como purê de batatas e massa.

Quando fui preparar, meu marido reconheceu imeditamente aquele embrulhinho de carne com cenoura como uma das famosas iguarias da sua Vó Biela. Chegou até a colaborar com a receita, pedindo que eu fechasse a braciola com palitos e não com barbantes, exatamente como fazia a velha cozinheira.

Só dei uma adaptada na receita porque bacon aqui em casa não rola nem em pensamento. Substituí por uma fatia de peito de peru. Se você achar que suas coronárias não vão se importar, caia dentro e recheie com o bacon. Você também pode acrescentar vinho tinto ao molho. Fica uma delícia.

Ingredientes:

3 bifes de alcatra ou de coxão mole

1 cenoura

1 cebola

1 lata de tomate pelati ou 2 tomates sem pele

alho

pimeita do reino

sal

Modo de fazer:

Tempere os bifes dos dois lados com sal, alho e pimenta. Coloque sobre eles uma fatia de peito de peru e cenoura cortada em palitos. Enrole os bifes como se fossem rocamboles e amarre com barbante ou feche com palitos de dente.

Pré-aqueça uma panela de teflon por cerca de 4 minutos e doure os bifes, girando para que fiquem grelhados de todos os lados. Caso não tenha panela de teflon, terá que apelar para o óleo, mas a braciola deixará de ser light. Tire do fogo e reserve.

Na mesma panela, doure a cebola picadinha e junte o tomate. Deixe o molho cozinhar por 5 minutos antes de juntar os bifes. Cubra com água e cozinhe com a panela fechada por cerca de 30 minutos, em fogo baixo. Caso o molho seque, coloque mais água.

Servi com batatas assadas com manjericão.

Anúncios

One thought on “Braciola light

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s