Gravlax

Gravlax

Outro dia vim almoçar em casa e aproveitei para dar uma certa lagarteada na frente da TV antes de voltar para o batente. Acabei vendo um programa de culinária no qual dois surfistas ensinavam a fazer o Gravlax. Essa receita está nos meus melhores livros de receitas e vendo o preparo achei bastante interessante. Resolvi me aventurar.

Pelo que li sobre este prato, trata-se de uma receita típica dos países nórdicos. Os caras enterravam o salmão salgado e temperado para que ele curasse e pudesse ser conservado por mais tempo. Obviamente, não espero ninguém de pá na mão fazendo buracos no jardim para fazer este prato. Esta é uma adaptação muito boa para os tempos modernos.

Ingredientes:

1 manta de salmão médio (sem espinha e com a pele)

1 maço médio de aneto (também conhecido como endro ou dill)

1 xícara (chá) de sal grosso

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

1 colher (sopa) de pimenta-do-reino branca

Modo de fazer:

Lave o peixe, seque-o com toalha de papel e coloque sobre filme plástico (que depois servirá para embrulhá-lo) com a pele virada para baixo.

Faça uma mistura com o sal, os açúcares e a pimenta e cubra o sal com estes ingredientes. Sobre a mistura, coloque o aneto picado.

Faça um embrulho bem apertado com o filme plástico, dando várias voltas sobre o salmão. Com uma faca, faça pequenos rasgos no plástico no lado da pele, por onde deverão escorrer os líquidos do salmão.

Forre uma travessa com bastante papel toalha e coloque o salmão com a pele virada para baixo. Coloque sobre ele um objeto bem pesado e leve à geladeira por pelo menos 24h. Eu fiz numa sexta à noite para o almoço de domingo.

Você precisa trocar o papel toalha de tempos em tempos porque ele fica enxarcado.

Antes de servir, tire o plástico e lave o salmão. Jogue por cima um molho feito com aneto fresco bem picadinho, limão e azeite. Corte fatias bem finas, na diagonal, e sirva acompanhado de um bom pão quentinho.

Uma delícia!

Anúncios

3 thoughts on “Gravlax

  1. lucia bagrichevsky

    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii….Eu apenas “gosto”de cozinhar e tenho muito aprender!
    Minha filha adora Salmão…só que sempre crú, logo essa receita veio me auxialar e muito!Tenho uma pergunta que evitei fazer na comunidade Chefes por motivos óbvios hehehehehehehehe…eu seria no mínimo expulsa! Lá vai…dá para usar o salmão comprado congelado?????
    Ficarei aguardando sua resposta ansiosa hehehehehehe, mas de verdade faz muitoooooooooooo tempo que não vejo receitas tão legais!!!!! Vc é bárbara!
    Mil beijokas!

  2. arlete Muller

    Primeira vez que vejo reproduzida a receita do gravlax. Gostaria que experimentasse o seguinte (essa receita foi dada por uma socialitee na tv….. e é complemento de sua receita)
    vasilha…. o peixe com a pele para baixo…. os ingredientes que v. sitou e um copo de vinho branco seco. Cobrir a vasilha e o peixe com papel filme e colocar um paralelepipedo em cima. Deixe na geladeira por 2 dias. Tire o peixe, embrulhe e congele……. Fatie congelado e sirva com o molho que sobrou na tijela, misturado com maionese.
    Fica absolutamente soberbo.
    Depois me fala.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s