Bagels

Bagel by Dona Teteia

Cada vez mais venho me interessando por pratos exóticos. Tenho buscado receitas típicas de países ou regiões do mundo fora dos roteiros turísticos, o que é um grande desafio. As chances de errar são enormes. Tenho dado sorte. O resultado dos meus quitutes estão bem surpreendentes.

Neste fim de semana, despenquei para o Mercado São Pedro, em Niterói, onde comprei 500g de carne de siri* e um filé de 1,6kg de salmão fresco. O cardápio seria casquinhas de siri como entrada e sanduíche de bagels recheados com gravlax. Foi uma refeição bem leve, bastante aromática e deliciosa.

Para os bagels:

Ingredientes

500g de farinha branca

2 colheres de sopa de açúcar refinado

1 colher de chá de sal

1 1/4 colher de fermento seco instantâneo

300ml de água

1 gema para pincelar

sementes de gergelim ou papoula (usei coentro seco)

Modo de fazer

1 – Coloque a farinha, 1 colher de açúcar, o sal, o fermento em uma tigela e á misturando água morna.

2 – Sove bem a massa sobre uma superfície enfarinhada por cerca de 5 minutos ou até formar uma massa homogênea e macia. Volte com a massa para a vasilha e cubra com filme plástico besuntado com óleo, sem apertar. Deixe descansar em ambiente morno por uma hora ou até que dobre de volume.

3 – Coloque a massa novamente na superfície enfarinhada e corte em 10 pedaços. Faça bolinhas e depois buracos no centro com o dedo. Alargue o buraco rodando a massa no dedo como se fosse um bambolê. A propósito, milha filha amou a brincadeira. Coloque as roscas em uma forma enfarinhada e deixe crescer novamente por 30 minutos.

4 – Ao fim do segundo descanso, ferva água em uma caçarola com 1 colher de açúcar e vá cozinhando de três em três, por cerca de 2 minutos cada lado. Retire da água e deixe escorrer por alguns minutos.

5 – Pincele com a gema batida e pouvilhe as sementes. Leve ao forno préaquecido, em forma untada, por cerca de 12 a 15 minutos.

fique atento para a proporção de siri na carne. Tem que ser 1oo% siri para ficar bom. Aquela que é misturada com arraia é R$ 5 mais barata, mas não fica tão boa.

Anúncios

2 thoughts on “Bagels

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s