Cordeiro com ameixa e damasco

Devo ter sido árabe em outra encarnação. Tenho verdadeira paixão por tudo que vem dos países árabes, música, roupas, maquiagem, tecidos e gastronomia, claro. São sempre pratos com muita personalidade, sabores exóticos, mas muito leves. E os aromas… Adoro o perfume de canela e cominho que enche a casa.

Num fim de semana desses, lancei mão do meu Guia Boas Compras de Gatronomia, da Adriana Matttar, e busquei um lugar que vendesse cordeiro em Ipanema. Como era domingo, o Kikarnes perto da Vinícius era a melhor opção. Comprei um belo pernil de 1,5kg.

Fiz toda a ambientação para o almoço. Entrada (homus tahine em lata, pão fresquinho e sobremesas do restaurante Stambul, cachaça de anis), música marroquina, incenso de mirra… Meu povo amou.

Ingredientes:

1,5kg de pernil de cordeiro desossado e sem gordura

2 cebolas

3 dentes de alho

120g de amêndoas picadas

150g de damasco seco picado

150g de ameixas secas

150g de figos secos

4 paus de canela

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de cúrcuma

1/2 copo de azeite

açafrão

1/2 colher de chá de pimenta branca moída

1 colher de chá de sal

 

Modo de fazer:

Prepare uma infusão de 1 colher de chá de açafrão em pó e 1 litro de água. Misture a canela, a cúrcuma, a pimenta e o sal e esfregue na carne cortada em pedaços de aproximadamente 100g.

Coloque a carne para cozinhar em uma panela de barro, com a infusão de açafrão, a cebola, o azeite e alho. Os marroquinos usam o Taiyn, mas como não tenho, usei um panelão de barro que comprei na estrada, voltando da Região dos Lagos. Outra mudança que fiz na receita original: sou paranoica com colesterol. Por isso, deixo sempre para colocar o azeite no prato.

Após 30 minutos, retire 1 concha do caldo para hidratar as frutas secas e os paus de canela. Depois de outros 30 minutos, junte estes ingredientes já hidratados à carne e deixe cozinhar até que fique bem macia. Aproveitei parte do caldo para dar um gosto no cuscuz marroquino que fiz para acompanhar.

Retire a gordura com a ajuda de uma toalha de papel, ajuste o sal e salpique amêndoas picadas na hora de servir.

Rende 6 porções.

 

 

Deixe um comentário