Cassoulet de frutos do mar

Cassoulet

Estava há dias com uma vontade quase louca que comer feijão, melhor seria até uma feijoada. Aí vieram as demandas da família: minha sogra em visita à minha casa disse que estava com saudade dos meus pratos com peixe; minha filha pediu lula, seu prato preferido no momento; e meu marido queria uma refeição que combinasse com John Coltrane. Nada melhor que um cassoulet de frutos do mar!

O cassoulet é um prato tradicional da culinária francesa, da região de Limousin, feito com pato, frango, ganso ou cordeiro. A versão com frutos do mar é uma adaptação bem interessante.

Servi com arroz cateto vermelho e me permiti a extravagância do azeite trufado. Ficou espetacular.

Ingredientes:

500g de feijão branco

500 gramas de mistura para paelha (lula, mexilhão, camarão e polvo)

300g de filés de congro picados

300g de camarão miúdo

1 cabeça de alho

sal

pimenta do reino

Ervas de Provance

cominho

azeite

noz moscada

limão

4 tomates pelados

Modo de fazer:

Tempere os camarões miúdos com sal, pimenta do reino, cominho, alho e ervas e cozinhe em 500 ml de águá.

Coloque o feijão para cozinhar com o caldo dos camarões e complete com água.Cerca de 30 minutos são suficientes.

Enquanto isso, tempere o peixe e a mistura para paelha com limão, sal, pimenta, ervas, cominho e noz moscada.

Coloque os frutos do mar em panela pré-aquecida com azeite* e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.  Ajuste o sal e reserve.

*Aqui em casa eu uso panelas com teflon porque não gosto de aquecer o azeite para que ele não vire gordura do mal. Coloco apenas no prato já pronto.

Quando o feijão estiver cozido, adicione os frutos do mar e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

Voila!

Uma resposta para “Cassoulet de frutos do mar

Deixe um comentário