Frango tailandês

Outro dia fui jantar com mio ragazzo no restaurante tailandês Sawasdee, no Leblon. Já valeu pela entrada. Eram vários ingredientes da culinária tailandesa que vinham com folhas de alga. O legal era que tínhamos que montar cones com os ingredientes. Bacana.

 

Eu pedi uma carne e era sensacional. Botei na cabeça que iria fazer igual. Tentei com frango. Achei uma receita na internet e adaptei. Deu muito certo.

 

Sirva com arroz branco.

 

Ingredientes

400 g de peito de frango
200 g de cogumelos shiitake
4 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 pimentas dedo-de-moça
2 dentes de alho
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de nam pla
1 colher de sopa de molho de ostras

1 vidro pequeno de leite de coco
 
Modo de Preparo
– Cortar o peito de frango em tiras.

– Cortar as pimentas ao meio no sentido do comprimento, tirar as sementes e lavar. Depois, picar em tiras finas.

– Diluir o nam pla (um molho usado em muitos pratos tailandeses) em 3 colheres de sopa de água.

– Em um pilão, socar as pimentas, o açúcar mascavo e os dentes de alho até obter um pasta.

– Aquecer o óleo e refogar rapidamente os cubos de frango, não deixe dourar. Acrescente os shiitake e refogue por 2 minutos, coloque a pasta de pimentas e misture bem.

– Refogue por cerca de 5 minutos até que o frango esteja cozido, acrescente o molho de ostras, o nam pla e o leite de coco. Misture bem e apague o fogo.

 

Dicas: como não consegui achar o nam pla, fiz um substituto, misturando em uma panela 1 colher de sopa de shoyu, 20 g de anchovas bem picadas e 750 ml de caldo de peixe preparado com Hondashi, que eu achei no supermercado Zona Sul, perto dos temperos. Misture bem e deixe de um dia para o outro na geladeira, coe e utilize.

O molho de ostras é outra lenha para encontrar. Fiz uma encomenda na lojinha de produtos naturais do Fontes, em Ipanema. Leva uns três dias para chegar.

Anúncios

2 thoughts on “Frango tailandês

  1. Ana Bolena

    Vi o endereço do seu blog na comunidade “Culinária”, resolvi dar uma olhada porque vc diz que adora comida tailandesa e eu tb amo. Aliás, uma dica pra vc sobre o Nam Pla e o molho de ostra, na Casa Vitana e na Mei-jo sempre tem, eu vou sempre, mas como sou desligada nunca sei o endereço certinho…rs… Mas joga o nome delas no google que vc acha, ok? Ficam no Flamengo.

    Beijos.

  2. Nayana Marins

    Oi, tudo bem?

    Desculpe invadir seu Blog assim, é que estou com um probleminha… conheci uma pessoa muito legal e ele me convidou para ir a um restaurante de comida tailandesa no Leblon. Provavelmente é esse… porém, não tenho o menor conhecimento sobre essa culinária… dei uma pesquisada em alguns sites, porém quanto mais pesquiso, mais fico com medo de passar vergonha… rs Ridículo, né, mas estou sendo sincera. Poderia me dar algumas dicas? Ficaria muitíííííssimo agradecida!

    Grande abraço,

    Nayana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s