Tiramissu

Meu namorado italiano está abrindo as portas de um novo mundo gastronômico para mim.

Sempre curti massas e risotos, mas não fui muito além. Agora, com esse incentivo familiar, tenho dedicado mais atenção aos pratos italianos.

A maior paixão de mio ragazzo e seu pai é o Tiramissu, sobremesa tipo um pavê de café. Segundo eles, tiramissu significa “ponha-me para cima”, uma referência ao efeito energético do café.

Esta receita foi testada por mim e aprovada pela dupla. Arrasei!

 

Ingredientes

 

450 gr. de mascarpone
150 gr. de creme de leite fresco
30 biscoito champanhe
3 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de conhaque
1 xícara (chá) de açúcar
2 gemas

Calda
3/4 xícara (chá) de café bem forte e frio
2 colheres (sopa) de licor de café
2 colheres (sopa) de Amaretto
1 colher (sopa) rasa de açúcar

Obs: Você pode substituir o mascarpone por queijo cremoso, tipo St. Germain natural ou requeijão cremoso. Conserve sempre em geladeira.

Modo de fazer

1 – Usando batedeira, misture as gemas com o açúcar e bata até obter um creme esbranquiçado. Junte 150 gramas do mascarpone e continue batendo até obter um creme homogêneo;
2 – Retire e adicione o creme de leite, previamente batido, o conhaque e o restante do mascarpone. Misturando tudo delicadamente, reserve, conservando na geladeira;
3 – Num recipiente faça a calda juntando o café, o licor, o Amaretto e uma colher de açúcar. Misture bem e reserve;
4 – Umedeça os biscoitos na calda de café e disponha-os no fundo de um refratário retangular grande, de 20 por 30 cm;
5 – Espalhe uma camada de creme e cubra com outra camada de biscoitos, previamente umedecidos na calda;
6 – Cubra com filme plástico e leve à geladeira, no mínimo por 6 horas;
7 – Retire o filme plástico, pulverize o cacau e sirva.

One thought on “Tiramissu

  1. Andréa Oliveira

    Por favor me ajude!
    Preciso de Tiramissu congelado e individual;tenho uma casa se congelados e não estou encontrando fornecedor.
    Você conhece alguma empresa que fabrique e venda no atacado?

    Desde já obrigada.

    Andréa

Deixe um comentário

